jornal o cordovense
Jornal O Cordovense
Pesquisa

Autarquia aprova relatório de contas de 2013
Por Luis F. Maia (Leitor do Jornal), em 2014/04/21703 leram | 0 comentários | 150 gostam
A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, apesar dos votos contra da oposição, o Relatório de Contas relativo à gestão de 2013, que registou um resultado líquido positivo de 1,5 milhões de euros.
“O município de Santo Tirso, perante as necessidades crescentes derivadas de um contexto socioeconómico desfavorável, conseguiu dar resposta às solicitações, cumpriu as suas atribuições”, refere a conclusão do relatório de contas remetido à Lusa pela Câmara de Santo Tirso.
De acordo com o documento, a receita corrente, em 2013, foi superior a 25 milhões de euros, enquanto a receita de capital ultrapassa os nove milhões de euros, o que totaliza cerca de 35 milhões de euros.
O relatório refere que a despesa corrente foi superior a 21 milhões de euros, enquanto a despesa de capital aproxima-se dos 16 milhões, totalizando mais de 37 milhões.
Os valores globais de 2012 revelam que a receita foi de 36 milhões de euros e a despesa de 40 milhões de euros, pelo que relatório refere que a “despesa corrente paga reduziu-se em 13%” e realça que para esta redução “contribuiu significativamente a redução das despesas com o pessoal (16%)”.
As contas relativas a 2013 foram aprovadas hoje em reunião de Câmara privada pela maioria socialista.
À margem da sessão, em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, considerou que as contas “estão equilibradas”, apesar de lamentar que “fruto da quebra de receita imposta pela crise e menores transferências do Estado para as autarquias, se registou uma significativa quebra do investimento municipal”.
Já o vereador da oposição, Alírio Canceles, explicou que a coligação PSD/PPM votou contra este relatório de contas por considerar “fraquíssima” a execução do plano de investimentos.
“Conclui-se que a receita foi utilizada para manter as mordomias da Câmara de Santo Tirso (?). O investimento feito em obras físicas tem uma execução de 42%, ou seja ficou muito aquém daquilo que foi anunciado pelo executivo em 2013″, referiu Alírio Canceles.
O vereador da oposição acusou, ainda, os socialistas de terem “manifesta falta de criatividade” e de terem aumentado o endividamento da autarquia “em ano de eleições [as eleições autárquicas realizaram-se em setembro de 2013] com pedidos de empréstimo que se multiplicaram seis vezes”.
A sessão de hoje ficou, ainda, marcada pela aprovação, por unanimidade, de um contrato com a sociedade Podium Events S.A. para apoio à 76.ª Volta a Portugal em Bicicleta.
A passagem em Santo Tirso, mais concretamente com chegada ao Monte de Nossa Senhora da Assunção, de uma das etapas da Volta a Portugal em Bicicleta regista um interregno de dois anos.
“Um evento desta natureza acaba por proporcionar também o desenvolvimento económico do concelho de Santo Tirso, designadamente o comércio local, com a grande afluência de pessoas não residente no concelho”, defendeu Joaquim Couto.
Fonte: Lusa


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe